Julyane Souto

–  Pós-graduação em cuidados paliativos no Hospital Sírio Libanês – São Paulo

– Título em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – São Paulo

–  Residência médica em Geriatria e Gerontologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Escola Paulista de Medicina (EPM) – São Paulo

–  Residência médica em clínica médica – Hospital Santa Marcelina – São Paulo

–  Graduação em Medicina – Universidade Estadual das Ciências da Saúde de Alagoas – Alagoas

Filha de pais professores e irmã de uma médica, não foi difícil para mim escolher a medicina como profissão. Desde criança eu adorava brincar de cuidar das pessoas e tinha até a minha maletinha de equipamentos. A certeza que eu tinha é que, no futuro, gostaria de trabalhar cuidando de pessoas de verdade.

Então estudei e concluí minha graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e optei por fazer as residências em São Paulo para ter em meu currículo uma das melhores formações do país. Foi uma fase de grande mudança, mas também oportunidades incríveis de muitos aprendizados. Eu sempre me interessei pela parte clínica da medicina, e por ser filha de pais de idade mais avançada, sempre tive muito carinho e uma atenção especial com idosos. Por esta razão escolhi minha segunda especialização em Geriatria e Gerontologia, após a primeira em Clínica Médica.

Foi então que eu percebi que eu poderia continuar fazendo meu trabalho, porém, de uma forma mais direcionada aos cuidados propriamente ditos. Cuidar de alguém com alguma doença que ameace sua vida, mas que ainda tenha tratamento, sendo possível controlar os sintomas para lhe dar mais qualidade de vida, me fez tomar a decisão de fazer uma pós-graduação em Cuidados Paliativos.

Atualmente, todas essas especializações somadas, me permitem avaliar e atuar, quando possível, precocemente nas doenças, e assim, oferecendo aos pacientes mais chances de viver e com mais qualidade (avaliando cada cenário). A família também é muito importante neste processo, e por isso, precisa estar envolvida desde o início e seguir em parceria com o médico nas decisões compartilhadas para o bem estar do paciente.

Caso você seja um idoso ou tenha algum idoso na sua família que precise de atendimento ou avaliação com todo cuidado e atenção, por favor seja bem-vindo (a) ao meu consultório.